____ julho 11, 2016 ____

5 dias de realidade – Dia 1: Is this real life?

Uma imagem me chamou atenção ao aparecer compartilhada no meu feed de notícias do facebook. A imagem faz parte de um especial por “30 dias de racionalidade” (foco em: racionalidade), proposto pela página “Pós-Moderno” no Facebook. A imagem diz “Dia 12 – Obesidade não é empoderamento, é doença!” e vem acompanhada de um texto que fala em “gourmetização da obesidade” (wtf?), alega que o obeso não está precisando de “massagem no ego” e sim de ajuda médica e que jamais podemos militar para que essas pessoas obesas se aceitem como são. Eu não sei como exatamente uma pessoa não se aceitar como ela é pode afetar positivamente a saúde dela. Não se aceitar gera um bem estar danado!

A moderação da página diz, agora nos comentários: “Reitero que o posicionamento da página NÃO É de ridicularização, exclusão ou disseminação de visão preconceituosa contra quaisquer indivíduos com alteração de peso por mais que talvez isso não transpareça fortemente nessa imagem”.

Talvez. Não. Transpareça. Fortemente. (Vou adotar essa expressão pra vida!)

Não transparece e a imagem não veio sozinha. Ela veio com um texto. E ambos, texto e imagem, contribuem para “ridicularização, exclusão e disseminação de visão preconceituosa”, basta ler os comentários. Quando um rapaz aponta gordofobia, outro responde falando sobre “a banha que se esparrama nos outros em espaços públicos”, ou seja, responde sendo gordofóbico.

A gente segue lendo toda a racionalidade que essa publicação desencadeou e – ufa! – tem muita gente explicando para “a galera que não tá entendendo o post”. Eu já estava me perguntando em que realidade de pessoas obesas super se aceitando como são eles vivem, mas aí descobri! É esta realidade onde (entre aspas que é pra manter fidelidade ao original):

  • “O empoderamento do corpo obeso está matando as pessoas obesas”;
  • Existe uma “política de gourmetização da obesidade”;
  • “Esses pós-modernos estão deixando a população doente”, vamos odiá-los.

BERENICE SEGURA NÓS VAMOS BATER

Que mundo onde pessoas obesas estão empoderadíssimas, amando seus corpos, se aceitando como são e assim contribuindo para o aumento nos alarmantes índices de obesidade é esse? Porque eu estou vivendo num mundo um pouquinho diferente.

IS THIS REAL LIFE?

Argumento mais novo de todos: a culpa da obesidade é das pessoas obesas.

E dos pós-modernos.

Overlicious-5-Maneiras-Eficientes-para-Combater-a-Gordofobia-3

__ Comentários via Facebook __