____ setembro 24, 2017 ____

Cozinha itinerante e cozinha urbana

IMG_8396

Bibimbap, banchan, japchae, dakgangjeong, maejakwa. Estes são nomes de pratos coreanos que experimentei nos últimos meses. Em junho e em agosto eu experimentei o cardápio coreano resultado de uma parceria entre a Kim Korean Food e a Wursteria. A Kim Korean Food é uma cozinha itinerante. Nesta ocasião ao final de junho estiveram na Tijuca e logo depois no Humaitá. Em agosto, retornaram à Tijuca. Já a Wursteria (que não é itinerante e localiza-se na Rua Uruguai), define-se como “cozinha urbana”. Seu espaço é pequeno, com uma decoração meio industrial, em tons preto e cinza. Nas duas vezes em que fui, sentei-me na parte interna, pois estava apenas com a minha irmã, mas se for com muitos amigos será mais confortável ficar na externa, na calçada da rua, aonde as mesas comportam mais pessoas.

Falando sobre o cardápio montado pela Kim Korean Food em parceria com a Wursteria, geralmente temos duas opções de entradas, dois pratos principais e uma sobremesa.

Ocasião 1:

Comecei pelo banchan (pepino temperado, berinjela, acelga picante fermentada e arroz). É um prato saboroso que eu havia experimentado em São Paulo como acompanhamento do prato principal e aqui, como entrada.

IMG_8390

Experimentei os dois pratos principais. O bibimbap consistia em um arroz com cenoura, espinafre, brotos, cogumelos, pimentão vermelho, ovo e carne. O prato vem bem bonito (como na foto abaixo) e organizado, mas a ideia é misturar tudo antes de comer. O japchae também tinha cenoura, espinafre, pimentão vermelho, cogumelo e carne. Era um macarrão de batata doce. Este segundo achei um pouco enjoativo e não muito saboroso, mas o bibimbap é um prato do qual gosto bastante. Gostos pessoais, pois minha irmã preferiu o macarrão.

IMG_8391

IMG_8392

Como sobremesa, comi o maejakgwa, biscoitos de gengibre com calda de gengibre e canela. A comida salgada que transita entre o picante e o agridoce encontra um desfecho especial com esta sobremesa não muito doce.

IMG_8395

Ocasião 2:

Pedi a porção de mandu frito, pastel tipo gyoza recheado de porco e kimchi. Gostei tanto, que pedi novamente e venho sonhando com estes pastéis.

IMG_9363

Também comi o dakgangjeong, frango frito banhado no molho doce cítrico e amendoim.

IMG_9367

A sobremesa oferecida foi a mesma, o que achei ótimo, pois eu e minha irmã estávamos querendo comê-la novamente. Dessa vez os biscoitos de gengibre não levavam canela, mas são gostosos de qualquer forma. Outro prato que repetimos.

Cada prato sai por cerca de 30 reais.

A Wursteria fica na Rua Uruguai, 397 – Tijuca, Rio de Janeiro. IMPORTANTE: Esses cardápios são especiais para os eventos de parceria entre Kim Korean Food e Wursteria. O cardápio do estabelecimento não oferece os pratos comentados neste texto.

Os eventos com a KIM Korean Food podem ser acompanhados em sua página no facebook.

Aqui eu falei sobre um restaurante de comida coreano no Bom Retiro, em São Paulo.

__ Comentários via Facebook __