____ julho 28, 2015 ____

Lendo o rótulo: metabissulfito e goma guar

Sucos_po-580x464

Imagem da internet

Quando eu fiz a publicação sobre os sucos prontos fiquei me perguntando sobre o suco concentrado para refresco que, grosseiramente falando, vem da mistura do suco concentrado com água. Por que nós ainda precisamos diluir esse suco com mais água em casa para fazer o refresco? Vocês sabem o motivo daquele desenho com os copinhos no rótulo, que explica ao consumidor a diluição?

Quem me respondeu isso foi a professora Denise Perdomo do curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Eu estive lá assistindo a uma aula de Processamento Vegetal e a Denise explicou que a instrução da diluição é obrigatória no rótulo devido ao sulfito.

Na produção do suco, as indústrias usam um componente chamado metabissulfito, usado como conservante e inibidor do escurecimento enzimático que ocorre nas frutas. O sulfito não tem uso recomendado em alimentos considerados fonte de vitamina B1, pois causa sua destruição. A diluição a ser feita em casa diminui a concentração de sulfito.

Agora que vocês já sabem olhar o rótulo, reconhecer o sulfito, o que é e qual a função dele, vou dar mais uma informação: observem também um ingrediente chamado “goma guar”, pois ele é quem dá mais consistência ao suco pronto e faz a gente ter a sensação de que eles realmente espremeram a fruta ali. Outro espessante de função semelhante é a goma xantana. Agora, quando tiver aquela sensação de pedaços da fruta, já sabe que é a goma. Leia sempre o rótulo.

__ Comentários via Facebook __