____ março 21, 2016 ____

Seok Joung

IMG_0086

Continuando sobre as experiências gastronômicas em São Paulo, no dia seguinte ao jantar no Porque Sim – restaurante japonês localizado no bairro da Liberdade -, eu e minha irmã almoçamos no Seok Joung, um restaurante coreano localizado no Bom Retiro, onde muitos dos habitantes tem origem coreana. Pedimos bulgogi, um prato que serviu muito bem a nós duas.

O bulgogi é um prato de carne bovina grelhada preparada em tempero de soja (o molho chama-se ganjang). A carne leva cebola e cogumelos. Esse prato virou uma das minhas comidas preferidas da vida, o sabor do tempero é adocicado (pois leva ingredientes doces como pêra, mel e açúcar) e combinou perfeitamente com a carne macia.

IMG_0071

O bulgogi vem com um montão de acompanhamentos, a maioria são verduras com molho picante. Como foi a primeira vez que experimentei comida coreana, tudo era realmente novo pra mim e confesso que não sei o nome de todos os acompanhamentos. Então, vamos recorrer a foto abaixo pra explicar. No centro é uma massa que lembra omelete ou panqueca e que fica muito gostosa combinada com a carne. Em volta são as verduras com tempero apimentado. Além disso, vem uma tigela individual com arroz e feijão.

IMG_0059

Aqui no Rio eu não conheço nenhum restaurante de comida coreana (caso alguém conheça, favor se manifestar, mas acho que realmente não existe) e a própria culinária japonesa é limitada. O mais popular é aquela distorção [em termos de comida japonesa] cheia de cream cheese e hots, mergulhados/afogados em molho shoyo e geralmente os cardápios oferecem sushis, sashimis, temakis e yakisoba, mas para comer karê, takoyaki, tempurá e outras opções, eu aguardo os eventos na Associação Nikkei, localizada em Cosme Velho.

Sei que existem restaurantes de comida japonesa, como o Mitsuba, na Tijuca, mas em relação à comida coreana, eu nunca tive nenhum tipo de experiência aqui no Rio de Janeiro e o primeiro restaurante coreano em que pus os pés foi o Seok Joung, nessa viagem à São Paulo. Gostei do ambiente, o atendimento foi ótimo e o preço é justo.

Fico aqui no Rio sonhando com esse bulgogi, pensando em quando vou comer novamente.

IMG_0077

Seok Joung: Rua Correia de Melo, 135 – Bom Retiro, São Paulo.

__ Comentários via Facebook __